terça-feira, 27 de abril de 2010

Retrospectivas de Abril. O Triunfo da Liberdade

A Juventude Socialista de Arouca, no passado dia 25 de Abril, realizou uma iniciativa que teve como finalidade um encontro entre gerações, possibilitando, deste modo, uma tertúlia intitulada "Retrospectivas de Abril. O triunfo da liberdade".

Esta realizou-se, na Santa Casa da Misericórdia de Arouca, e provou ser uma actividade pertinente, inovadora e interessante.

Esta iniciativa, foi assinalada pela partilha de experiências de vida, possibilitando, efectivamente demonstrar, que a realidade vivida anterior à revolução era díspar da nossa, e marcada particularmente, pela procura de um sonho que progressivamente se desvanecia dia após dia: a liberdade.

De forma sintética, mas não reveladora de todo o sofrimento e até indignação, o testemunho dos nossos convidados, é verdadeiramente demonstrador da realidade vivida devido «[…]aos muitos trabalhos que passávamos e, aquilo que éramos obrigados a fazer, porque se não, nós e os nossos pais, eram castigados”.

Deste modo, esta experiência foi enriquecedora evidenciando, de forma admirável e até surpreendente a retrospectiva da geração que teve de lutar afincadamente, para nós, actualmente usufruir de um estado democrático. E, não menos importante, revelou-se elucidativa da importância da comemoração dos 36 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974.

Assim, queremos agradecer a todos aos utentes que participaram de forma activa nesta iniciativa, dando a sua perspectiva sobre o 25 Abril.

Também, o mais sincero agradecimento à Santa Casa da Misericórdia por nos ter disponibilizado o espaço onde decorreu a tertúlia.

Gostávamos em epílogo de deixar, um pensamento reflexivo aos arouquenses:

A revolução que possibilitou a instauração democrática foi há 36 anos, mas será que desde Abril de 74 o pais mudou tanto como aquilo que os combatentes pela liberdade sonharam?

Sem comentários:

Enviar um comentário