domingo, 27 de fevereiro de 2011

Federação Distrital de Aveiro da JS congratula-se com a posição da CIRA sobre mobilidade intermunicipal.

A Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista congratula-se com a tomada de posição da CIRA de elaborar um Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes. Congratulamo-nos e damos as boas vindas, pois esta, é uma matéria à muito defendida pela JS e na qual temos vindo a trabalhar.

A 30 de Janeiro de 2010 na XVII Convenção Distrital, e na sequência de uma moção sectorial apresentada pelas concelhias da JS de Aveiro, Ílhavo e Vagos, moção essa que tinha por base a mobilidade intermunicipal, esta matéria passou a estar na nossa agenda política, sendo posteriormente criado um grupo de trabalho, que tem vindo a desenvolver um estudo nessa área.

O fornecimento insuficiente, ou mesmo inexistente, de percursos de transportes públicos com destino a zonas industriais, centros escolares e mesmo zonas de convergência com outros tipos de transportes, significando obviamente transtorno para os cidadãos que se pretendem deslocar através deste tipo de transportes sendo visível um desinvestimento contínuo em “aproximar” os municípios que são interdependentes no distrito de Aveiro. Por este motivo consideramos que é urgente definir políticas de intermunicipais de transportes públicos entre concelhos economicamente e socialmente ligados como o caso de Aveiro, Ílhavo e Vagos e mesmo a NUT Entre Douro e Vouga.

Por questões relativas a sustentabilidade económica, ambiental e energética, devemos olhar para esta questão de um ponto de vista intermunicipal, com a criação de entidades regionais que providenciem redes de transportes, verificando-se um investimento conjunto dos vários municípios numa frota capaz de responder a esta necessidade para as populações que deverá ser energeticamente sustentável, no seguimento do bom exemplo que Portugal tem dado quanto a esta matéria.

Estas são posições que têm orientado o Secretariado Federativo da JS de Aveiro, assim como o grupo de trabalho por nós criado, estando a JS disponível a apresentar em tempo próprio, propostas concretas às entidades competentes para a execução de políticas públicas no âmbito da mobilidade intermunicipal no distrito de Aveiro.


Secretariado Federativo de Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário